27 julho, 2006

O mundo que parou de sonhar

Certa vez Lênin proferiu uma frase que dizia assim: "É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles." E a partir desta frase que me inspirei a escrever este artigo. Mas minha inspiração também vem da revolta de que hoje simplesmente desprezamos as palavras do Lênin. As pessoas até continuam sonhando, mas não acreditam mais nos seus sonhos.

Tenho uma admiração profunda por aqueles que lutam pela realização de seu sonho. Admiro todos que fazem acontecer, diferente da maioria que apenas olha acontecer. Então vou pegar duas figuras da história bem antagônicas, mas que se aproximam pelo fato de terem lutado até o último segundo de sua vida pela realização de um sonho. Essas pessoas são Hitler e Che Guevara. Cada um teve um sonho, um ideal de vida e acreditou que a partir dele tornaria o mundo um lugar melhor. Não quero discutir agora se eles estavam corretos ou não, apenas demonstro minha admiração pela vontade que esses dois caras tiveram em lutar ate o fim de suas vidas pela realização de seus sonhos.

Isso também me fez refletir durante varias madrugadas sobre o motivo que tenha levado a maioria das pessoas a deixar de acreditar em seus sonhos. E percebi que antes se fazias as coisas com muito mais amor e pensando muito mais no presente, na felicidade que aquilo ia proporcionar naquele exato momento. E o futuro? Bom, quando o futuro chegar a gente buscava outra forma de ser feliz.

Não sei se estou certo, mas hoje a preocupação com o futuro, com o dia de amanhã acabou um pouco com a felicidade de se aproveitar o tempo presente, o agora. Todos querem trabalhar por uma vida melhor no futuro sem saber se estarão vivos amanhã.

Não fiquem pensando que levo uma vida feliz e que luto para a realização de todos os meus sonhos. Se fosse citar tudo aquilo que não fiz por medo de conseqüências futuras talvez esse texto se prolongasse por mais duas ou três paginas e sendo assim vou finalizá-lo ta mesma maneira de como comecei com uma frase que vale para mim e para qualquer pessoa que por sorte ou azar veio parar neste blog.

"É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles."

João Gabriel H. Pinheiro