16 setembro, 2006

A culpa é de quem?








Jovens que morrem devido a bebida,pessoas que morrem devido ao aquecedor de Gás...
Já reparou que a capa dos jornais só mostram isso?
Acho que por um momento todos esqueceram que a eleição está chegando ( se bem que o horário eleitoral não deixa ninguém esquecer)E que os sanguessugas estão soltos por ai...
Mas voltando a falar do caso das mortes...Li no jornal que as mães querem arrumar um jeito de os filhos pararem de beber, e já que não tem autoridade ,elas querem proibir os ambulantes que ficam nas portas das boates.Pobre ambulante, esta sendo culpado por mortes que ele nem cometeu, está sendo proibido que trabalhar, e conseguir seu pão de cada dia (acho que as mães esqueceram que os ambulantes também tem filhos)
Fico aqui pensando não seria mais fácil haver um incentivo para o jovem não sair de carro?
Assim como o metro funcionar 24hs, ou quem sabe o Táxi ser mais “baratinho” a noite.Medidas tão praticas que acarretariam em mais tranqüilidade (por que não liberdade).
Afinal não basta conscientizar com a velha frase “ se beber não dirija ”pois beber é uma coisa bem “divertida”e o carro é uma coisa bem pratica(afinal durante a madrugada não existe ônibus , principalmente pro subúrbio – aonde eu moro ).
Ah não podemos esquecer que o carro tas segurança ( afinal na volta de ônibus podemos ser assaltados)
No fundo isso pode ate ser uma grande besteira, talvez os jovem precisam aprender simplesmente a ter “juízo” e “responsabilidade” bebendo e não dirigindo, assim como eu e meus amigos fazemos,recordo de um dia que fui a uma boate com meus amigos e um deles não quis ir de carro para poder beber,ele bebeu , passou mal , mais mesmo assim chegou bem em casa.Ah de ônibus, mais bem!Por que não o metro 24hs por dia?muitos jovens como meu amigo poderiam voltar de metro (afinal a linha é grande e abrange muitas regiões o que iria ajudar a milhares de pessoas)O metro poderia ate colocar uma tarifa especial (tarifa da madruga, de 0h as 5h).Sera no meu ponto de vista seria uma ótima solução ( melhor que proibir os ambulantes)
Mas continuando a falar das ultimas mortes,li no jornal também que a menina de 19 anos que morreu usava um aquecedor que havia sido lacrado pela ceg.Sem querer defender mais trabalho numa empreiteira que presta serviço para a ceg e sei que a ceg exige que todas as suas empreiteiras trabalhem na norma de segurança. E é quase impossível um empresa fazer o trabalho erradamente, pois a ceg fiscaliza todas as obras.Melhor explicando a culpa jamais será do gás ou da ceg e sim do mal uso. Pois você ganha garantia (caso o aquecedor esteja com problemas)e tudo é feito na maneira mais segura possível, mais você tem que ser um bom usuário e não ficar em ambiente fechado, nem esquecer o gás ligado.
Conclusão:O único culpado nas mortes que chocaram o Rio de Janeiro são os próprios mortos, que não souberam cuidar de suas vidas, simplesmente achando que não iria acontecer com eles.


Liliane Mendes