26 setembro, 2006

Poder e não fazer

Primeiro vou contar o que me motivou a escrever desta vez. Tudo começou quando li a sinopse do filme MADEINUSA que vai ser exibido no Festival do Rio. Antes de continuar esse texto, é fundamental que todos também leiam à sinopse que vou copiar aqui: “Madeinusa é uma menina de 14 anos que vive no vilarejo de Manayaycuna, localizado em algum ponto remoto das montanhas da Cordilheira Branca peruana. Os habitantes desse povoado são conhecidos pelo fervor religioso e por um estranho ritual, celebrado tradicionalmente todos os anos. Para eles, da Sexta-Feira Santa ao Domingo de Páscoa o pecado não existe, pois Deus está morto. Assim, todas as pessoas do povoado podem fazer o que quiserem no decorrer desses dias, sem nenhum remorso ou culpa. Porém, a chegada acidental do jovem geólogo Salvador ao vilarejo, justamente na véspera da celebração, desperta a curiosidade de Madeinusa e transforma o destino de Manayaycuna para sempre.”.

Agora se imagine neste lugar vivendo esses três dias onde tudo é possível. Vocês podem fazer o que quiserem pois estao em uma espécie de Sociedade Alternativa (aquela do Raul Seixas) com o lema de “Faça o que tu queres, pois é tudo da lei”! ’’.

Ai faço a grande pergunta: O que você faria? Não se esqueça de que você pode tudo e nada vão fazer contra você.

Antes de escrever esse texto fiz essa pergunta para varias pessoas e as respostas que foram incrivelmente as mesmas e a partir daí que cheguei a uma conclusão na qual seria maravilhoso no futuro dizer que falei bobagem, mas hoje nao da para dizer isso.

Se ficaram curiosos resposta comum a todos foi a de que tendo a oportunidade de fazer tudo o que quiser ninguém saberia o que fazer. Ah, se você sabe o que fazer, por favor, me diga!

Percebi então que perdemos o sentido do que é viver em liberdade e realizar as nossas vontades. Vivemos em um mundo com tantas regras, leis e imposições que quando temos a oportunidade de realizar todos os nossos sonhos não sabemos o que fazer. Simplesmente aceitamos que tal ato é proibido e continuamos vivendo e vivendo e vivendo ate morrer algum dia e ai acabou.

Um dia, Raul Seixas com sua Sociedade Alternativa tentou nos explicar como seria esse mundo. Mas não entendemos nada e acabamos preferindo continuar tudo como esta.

Fiquei horas refletindo sobre essa “lavagem cerebral” tão grande que sofremos para aceitar-mos que não podemos realizar todas as nossas vontades por que devemos seguir as regras de moral e boa conduta que são fundamentais para a vida em sociedade. Valores tão fortes que se tornaram verdadeiros dogmas e nem questionamos mais esse estilo de vida que levamos. Por que é assim? Quando isso começou? Quem criou a primeira regra do mundo?

O resultado dessa pequena pesquisa que realizei me deixou um pouco triste e ainda mais desacreditado com a capacidade do ser humano mudar, um pouquinho que seja o seu mundinho e ser menos passivo com o que acontece a sua volta. Isso é só um sonho que tenho, e se eu tivesse esses três dias não sei se eu ia realizá-lo. Talvez por medo, vergonha ou sei lá o que implantaram no meu subconsciente que me impede de realizar todos os meus sonhos. Não queiram entender os mistérios do ser humano. Você vai ficar mais perturbado do que já é.


João Gabriel H. Pinheiro

1 Comments:

At 11:25 AM, Blogger Carol said...

Ah João, mas tb vc pode analisar a sociedade que ngm se move sozinho, tudo depende dos outros, vc viu a minha resposta, eu não posso obrigar uma outra pessoa a fazer o q eu quero, é violentar uma lei, não lei objetiva... e sim uma lei natural de principios.
E vc jah nasce e vai levando isso com vc a vida toda.

 

Postar um comentário

<< Home