15 outubro, 2006

Que cidade é essa?



“Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil, cidade maravilhosa coração do meu Brasil”
“Rio 40° Cidade Maravilha purgatório da beleza e do caos.”
“ O Rio de Janeiro Continua lindo, o rio de Janeiro Continua sendo...o Rio de Janeiro...”

Desde que comecei a trabalhar, comecei a observar mais o “Rio” de maneira mais ampla.Parei para admirar suas belezas natura e acabei encontrando a miséria de um povo que luta parar melhorias sendo trabalhando em grandes empresas ou simplesmente vendendo bala no ônibus.
Observo um povo que anda de “Audi “ e mora um excelente apartamento na Barra ( em frente a praia lógico).É vejo ali pertinho ( Cidade de Deus) um povo que “rala” na informalidade, que pega ônibus lotado, que dorme tarde e acorda cedo.Que é humilhado e esnobado pela grande massa Carioca (ou digo pequena?)
Observo também um povo que nem pega ônibus, que simplesmente não volta para casa.Porque não tem casa, que implora por um dinheirinho para comprar comida( é quase sempre não consegue).Que bebe para esquecer a fome, a dor e a tristeza.Pois é impossível não se sentir um derrotado, pois diariamente passam centenas de pessoas por você reclamando que esse ano vai para a Bahia pois faltou dinheiro para ir a Disney.E o podre mendigo só deseja um prato de comida.
Na porta de entrada do Rio de Janeiro ( Rodoviária). Vejo um rio Poluído, crianças cheirando cola, centenas de ambulantes dezenas de pessoas implorando para você pegar uma vam e muitos mais muitos mendigos que lhe imploram uma ajudinha e te assustam quase sempre pois estão completamente “chapados”. Depois de observar tudo ao seu redor você fica maluco visualiza ele, tímido de lado, mais com certeza pensando ate que ponto o Rio de Janeiro chegou, uma cidade linda , abençoada por mim , que daqui de cima com meus braços abertos vejo de camarote essa desigualdade.
Saio da Freguesia e vou em direção a Tijuca . Subo a Serra ( Grajaú – Jacarepaguá ). Na subida vejo uma natureza perfeita, que mostra o quando o Rio tem belezas naturais, mas na descida me deparo com milhares de favelas, vejo também os belos prédios do Grajaú , ah acabei de visualizar o “João Havelange “ (Estádio) . Nossa!com tem casas nessa favela, e confirme vou descendo mais as vejo.
Para tentar esquecer a probreza que vi na serra descidi dar um role na Barra, engraçado mais aqui alem de beleza natural também tem uma beleza arquitetônica. Esses prédios são um sonho para qualquer um, conforme foi andando e andando observo que estou indo em direção a São Conrado. Visualizo as belas casas que existem no morro ( Não sei o nome dele). Conforme ando pelo Joá vejo como é lindo o mar do Rio de Janeiro, e lembro que quando era criança era louca para morar ali.Em minha opinião a Estrada do Joa e o lugar mais lindo do Rio de Janeiro , dela vejo as praias vejo mais a frente são Conrado (que considero a praia mais linda do Rio de Janeiro)Conforme vou andando vejo ela, a maior Favela da América Latina. Que cidade é essa?
Estudiosos tentam descobrir o que aconteceu com o Rio de Janeiro, há quem coloque a culpa na transferência da capital,há que coloque a culpa na administração, e há quem coloque a culpa nas empresas que abandonaram a cidade.
Só sei que é necessário mudanças nesse quadro, não agüentamos mais o medo da violências que rodeia essa cidade, muito menos ver pessoas esbanjando dinheiro e outras a cada dia mais morrendo de fome.

OBS:2° turno das eleições está vindo ai.





“Rio, cidade-desespero
A vida é boa mas só vive quem não tem medo
Olho aberto malandragem não tem dó
Rio de Janeiro, cidade hardcore.
Arrastão na praia não tem problema algum
Chacina de menores é aqui 021
Polícia, cocaína, Comando Vermelho
Sarajevo é brincadeira, aqui é o Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, demorô, é agora
Pra se virar tem que aprender na rua
O que não se aprende na escola
Segurança é subjetiva
Melhor ficar com um olho no padre e outro na missa
Situações acontecem sobre um calor inominável
Beleza convive lado a lado com um dia-dia miserável
Mesmo assim, não troco por lugar algum
Já disse: este é o meu lar. Aqui, 021
"Cuidado pra não se queimar na praia do arrastão"
É...Rio de Janeiro
"A cidade é maravilhosa mas se liga, mermão" É...Rio
de Janeiro
"Aqui fazem sua segurança assasinando menor" É...Rio
de Janeiro
"Então fica de olho aberto malandragem não tem dó"
É...Rio de Janeiro


É muito fácil falar de coisas tão belas
De frente pro mar mas de costas pra favela “
By Planet Hemp

Liliane Mendes