08 março, 2007

Como nascem os anjos

Outro dia o jornal Estado de São Paulo publicou uma dessas matérias dignas de Prêmio Esso. A reportagem conta a história de alguns rapazes que chegaram a estudar na mesma escola pública de Madureira, tinham problemas familiares e cresceram em locais cercados pela miséria e sem possibilidades de ascensão social, onde só podiam observar de longe aqueles que tinham alguma oportunidade de se tornarem cidadãos de verdade. Neste cenário, nasceram os anjos assassinos de João Helio Fernandes.

Muitos dos leitores deste blog vão dizer que nada justifica tamanha brutalidade. Mas sem querer defender os assassinos, gostaria de saber se alguém tem uma justificativa para tamanha injustiça social que assolou e assola os assassinos de João Helio e este país? Caso tenha, terá meu voto para presidente.

Neste exato momento outros anjos se formando por todos os cantos do Brasil e do mundo. O resultado disso vem a cavalo e quem viver, verá.

Se você estiver lendo este texto pela manhã, os anjos devem estar em uma escola que não acrescenta quase nada de valor positivo a ele devido a uma estrutura precária e professores mal preparados e desmotivados.

Se estiver lendo este texto à tarde, ele deve estar em casa ( se é que se pode chamar aquilo de casa) sem nada pra fazer, pois não existem atividades extra-classe em sua escola. Como não tem dinheiro para diversão e morre de inveja dos que tem alguma coisa, sente-se seduzido pela criminalidade como forma de conseguir “dinheiro fácil”, e assim poder curtir um pouco dos prazeres da vida capitalista.

Caso esteja lendo este texto à noite, neste exato momento ele pode estar sendo espancado sem motivo pelo desgraçado (porque leva uma vida desgraçada) do pai ou do padastro que chegou bêbado em casa (casa?). Ou ele pode ter saído de casa antes e ir se drogar em busca de uma pseudo-felicidade.

Imagine tudo isso se acumulando dentro de um ser humano, que neste caso é um anjo, durante anos e anos. Como tudo (tirando o universo e os números) tem seu limite, uma hora acontece a grande explosão para aliviar a pressão. E azar de quem estiver por perto, mesmo não tendo nenhuma culpa sobre todo o problema. É assim que a coisa vem funcionando. E assim nascem os anjos.

Ficou com medo cara-pálida? Compre um apartamento em uma destas fortalezas neo-medievais da Barra da Tijuca e um carro blindado onde você e sua família estarão bem longe da área de alcance dessas bombas que na verdade é só a fúria de um anjo.

Caso tenha uma consciência e um espírito humano, você pode seguir pelo outro caminho. A pergunta já foi feita pelo publicitário Nizan Guanaes:

“E aí, não vamos fazer nada?”

Se optar por não fazer nada, tenha consciência que a qualquer momento, em qualquer rua, a qualquer hora, um anjo pode aparecer bem na sua frente. E aí? Aí acabou o texto.

Agora é com você. Escolha seu caminho e passar bem.


João Gabriel H. Pinheiro

1 Comments:

At 12:10 AM, Blogger Belle said...

Morto, vc continua sendo meu preferido.
Vai escrever bem assim na casa do...
Minha mãe tb continua sendo sua fã. rsrs
Belo texto.

beijos.

 

Postar um comentário

<< Home