12 março, 2007

A volta da Une

Após ver as manifestações que foram feitas ao “queridinho” presidente dos Estados Unidos da América, notei que a UNE esta de volta mostrando toda sua força.

Recordo-me a primeira vez que li sobre a ditadura militar, fiquei encantada pela força com que os intelectuais/estudantes brigavam pelos seus direitos em manifestações que levaram milhares de pessoas.Conforme fui estudando fiquei mais apaixona e impressionada principalmente com a força da União Nacional dos Estudantes nessa época.Assumo que nos dias de hoje andava frutada pela ausência de um uma união tão importante para o desenvolvimento do nosso pais afinal os estudantes de hoje serão os engenheiros,advogados de amanhã.

Passei anos de minha vida ouvindo falar da UNE apenas devido a sua carteirinha e ao desconto que era oferecia. Ate que um dia milagrosamente presenciei centenas de estudantes do todo Brasil chegar ao Rio de Janeiro para uma bienal na Une, o que fez a Lapa parar e vários estabelecimentos abrirem mão de seu faturamento do final de semana para abrir as portas para eventos da UNE e seus shows,trabalhos e tudo que tem direito.Foi uma semana de muita cultura e de graça.Nesse momento vi que a UNE não tivera desaparecido do mapa e sim estava escondida.

Hoje ao ler o jornal notei que quase todos os protestos ant bush a UNE estava envolvida, o que me fez ficar contente pois vejo que os estudantes voltam a lutar pelos seus ideais e vejo também que muitas faculdades mostram seu lado político e lutam por eles,pois só via isso acontecendo em São Paulo.

PS:Estou com vários textos escritos mais ando sem tempo de posta-los, então coloquei esse inacabado porém atual.

OBS:FELIZ ANIVERSÁRIO João, a cada dia estas escrevendo melhor por isso sou sua fã.


Liliane Mendes