12 maio, 2007

Sua vida não lhe pertence mais

Você sai de casa cedo e às vezes, quase sempre, pega um engarrafamento horroroso. Mas isso não o atinge, pois você aproveita para tirar um cochilo ou admirar criticamente a atabalhoada paisagem da Avenida Brasil. Ao chegar ao seu local de destino, uma outra paisagem, esta de beleza descomunal e de fama mundial refresca um pouco a sua alma. Antes de começar a trabalhar de verdade você passa alguns minutos contemplando-a. Este seu trabalho não é nada muito trabalhoso. Mas caso se sinta cansado ou estressado é só virar levemente seu pescoço para a esquerda e olhar a paisagem formada do outro lado da janela.

Saindo de lá, você parte para seu segundo posto de trabalho. O caminho não tem a beleza que se vê da janela do primeiro. Pelo contrario, você vê todo lado sombrio de uma cidade parcialmente abandonada. Pessoas humildes e que moram em lugares mais humildes ainda. Algumas pessoas são ainda mais humildes que as demais e imploraram um pouco de ajuda. Mesmo tendo pouco, alguns ajudam aqueles que não tem nada.

Ai você chega ao lugar do seu segundo local de trabalho, que também é seu local de estudo. Se fosse ele um país, qualquer economista diria que o mesmo tem umas das economias mais dinâmicas do mundo. As pessoas compram sem parar, as calçadas competem com as ruas para ver qual tem o transito mais intenso. As ruas com seus carros, ônibus e kombis. As calçadas com as pessoas e suas sacolas enormes, camelos, lixo, vendedores de ilusões, (empréstimos da Taií) e outras coisas mais.

Ao desbravar esse caminho você chega ao seu posto de trabalho. Lá o trabalho é duro, e muitas vezes você dedica sábados e feriados a ele Este lugar é um laboratório onde você seus amigos fazem experimentos do que será a sua futura profissão. Experimentos estes, que como qualquer outra experiência nem sempre dão certos. Mas é um laboratório com ótimos e dedicados cientistas que conseguem produzir ótimos trabalhos. Uma das explicações que vejo para isso é a relação que você tem com tudo aquilo que passou até chegar a este seu segundo posto de trabalho. É uma relação de observador, personagem e de entendedor dos personagens que habitam este mundinho.

Depois de tudo você ainda vai estudar. Afinal, ainda falta muito tempo para você ser um profissional formado naquilo que você escolheu para ser pelo resto da vida.

Ao final disso tudo, o dia já esta chegando ao seu fim. Nas ultimas horas, às vezes nos últimos minutos dele você volta para casa, que parece um pit-stop, servindo apenas para carregar suas baterias para o dia que começa em breve, onde a historia se repete. Se não entendeu alguma coisa dele, volte ao primeiro parágrafo. Mas lembre-se que este foi só um exemplo amostral. Seu dia nunca é igual ao anterior nem ao que vira pela frente. Varias surpresas (boas ou ruins) estão sempre lhe esperando. Surpresas estas que dão boa parte da beleza da vida.

Alem disso você tem que arrumar tempo para seus amigos. Os bares, as festas, as baladas. E não é que você consegue. Caso não conseguisse não seria mais você: aquele fanfarrão, beberrão e brincalhão. Você está conseguindo vencer a guerra contra a rabugice que começa a tomar conta das pessoas que começam a trabalhar e se sentem na obrigação de serem serias. Vai ver que não fizeram a escolha da profissão tão bem como você fez e estão fazendo algo que não gostam

Quem mandou escolher jornalismo para pode sobreviver?

- Jornalismo é igual cachaça. Faz mal para a saúde, mas quando a gente começa a beber não consegue mais parar.

E isso explica tudo. Alguém não entendeu e quer que eu desenhe?