31 outubro, 2006

Sentimentos de um futuro jornalista

Esse texto talvez seja o mais pessoal de todos que já publiquei aqui. Não quero convencer ninguém a ser jornalista, mas apenas passar um pouco do prazer que estou tendo pela escolha que fiz quando estava lá no 2º ano do ensino médio. Cada dia que passa fico mais empolgado por saber que serei um jornalista.

Toda essa empolgação chegou ao seu clímax na semana de comunicação que aconteceu lá na Estácio, onde fui voluntário para participar da cobertura do evento. Admito que fiquei bem cansado com todo trabalho. Não que tenha trabalhado muito, mas porque fazia muito tempo que não eu não realizava tantas tarefas ao longo de um dia. Mas gostei de estar cansado, pois foi um trabalho no qual tive um imenso prazer em realizar.

Nessa semana de comunicação ouvi algumas coisas de jornalistas de longa data que para um estudante de primeiro período poderiam ser extremamente desanimadoras do tipo: “Jornalista trabalha muito e ganha pouco”. Isso pra mim foi quase que desprezível, talvez pela tamanha empolgação de ver aqueles futuros colegas de profissão falando de seus trabalhos e no mesmo momento eu imaginava que em breve estarei falando para quem quiser ouvir dos meus. Sobre esse problema da baixa remuneração, para algumas pessoas que estão lendo esse texto, talvez pareça masoquismo da minha parte. Acho que é só um orgulho imenso pela profissão que escolhi para viver.

Ai bate em mim o medo se toda essa empolgação vai continuar ate o dia da minha formatura, e principalmente ao longo da minha vida profissional. Isso eu não sei dizer, mas que estou vivendo com uma enorme felicidade todo esse momento no qual estou fazendo o que gosto podem ter certeza que estou.

Ah, quero pedir desculpa para todos se fui chato em algum momento por querer contar para deus e o mundo quase tudo (às vezes tudo) que vivencia na semana de comunicação. Seria impossível eu me controlar calado.

Como prova de gostei tanto dessa semana vou continuar trabalhando lá no NUCOM (núcleo de comunicação) lá da Estácio. Em breve, muito em breve vocês poderão desfrutar das matérias do futuro jornalista João Henriques. “Futuro jornalista!” (Alguém ai que estudou o ensino médio comigo lembra de que eu sempre finalizava meus textos assim?)

Vou finalizar com a frase da Jornalista Márcia Pinho - chefe de redação da Band e uma das palestrantes dessa semana - que resume de forma bem clara a mensagem que quis passar para vocês. “Jornalismo é igual cachaça: faz mal, mas quando gente começa a beber não quer mais parar”.

Desculpa ai por qualquer coisa ta! Eu disse que esse seria o texto mais pessoal de todos. Em breve voltarei com minhas reflexões sobre o nosso mundo de pouca inteligência e enorme mediocridade.

João Gabriel H. Pinheiro