25 janeiro, 2008

Pombo para que te quero



É só uma observação empírica que fiz esses dias em minhas andanças pela cidade. Pode não ter nenhuma correlação com o que vem acontecendo no Rio de Janeiro. Além disso, yo no creo en brujas pero que las hay... las hay...

Então vamos ao que interessa.

Já disse certa vez que tenho um profundo desgosto pelo infeliz que atribuiu ao pombo o status de símbolo da paz. Trata-se de um bicho nojento de aparência asquerosa que carrega com si diversas doenças. Fora isso, tem mais uma coisa nessa história que para mim, ainda inclui um preconceito racial. Pombo como símbolo da paz, é pombo branco. Preto ou bicolores são apenas pombos.

E como ainda não tenho poderes para extinguir essa tradição, vou apenas analisa-la no contexto do Rio Janeiro.

Gostaria que você carioca, faça agora um exercício de amor a esta cidade. Tente lembrar a última vez que se deparou com um pombo branco, nosso símbolo mundial da paz celestial, nas ruas ou até mesmo cagando o parapeito da sua janela.

Faz tempo, muito tempo que não vejo. Cruzo com centenas de pombos todos os dias. Alguns deles até fazem aproximação para pousos a poucos centímetros da minha cabeça. Nenhum deles é branco. Nem mesmo aqueles que repousam sobre sagradas imagens que ornamentam as belas igrejas do Centro.

Yo no creo en brujas, mas senti medo quando relacionei o desaparecimento dos pombos brancos com guerra civil que acontece nesta cidade. Meu espírito crítico me leva a levantar problemas de ordem social e política quando se trata do tema violência. E que esse papo de pombo é pura filosofia. Mas não tem que tire isso da minha cabeça: pero que las hay... las hay...

Ainda não sei como tudo começou. Tenho dúvidas se os pombos brancos foram embora por causa da violência ou a violência chegou a esse ponto porque os pombos brancos abandonaram o Rio. E afirmo que dificilmente chegarei a uma conclusão, pois não lembro a última vez que vi um pombo branco nem quando a violência chegou a esse nível.

Não encerro o texto com soluções para este problema. Até porque não as tenho. Também não seria louco de incentivá-lo a criar pombos dentro do seu domicílio Independente de sua cor ou raça, todos eles são animais asquerosos. Mas a conclusão (a única deste texto) é de que os pombos brancos, por pior que sejam, estão fazendo falta.


João Gabriel H. Pinheiro

4 Comments:

At 1:34 PM, Blogger Carol said...

Po estes ratos que voam agora habitam a rua onde eu moro, os moradores andam reclamando e colocando chumbinho na janela, pq esses fdp ficam passando o dia nos para-peitos das janelas uma boa parte do dia.

 
At 1:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Num é só no Rio não, aqui tbm ta empestiado disso, o q já vi de pombo atropelado aqui, não é brincadeira.

 
At 8:14 PM, Anonymous Anônimo said...

João!!! Adorei o seu comentário sobre os BENDITOS "Pombinhos"
Pior é que eles foram atribuídos à noivos também!!! E tem noivas que colocam os pombinhos nos seus convites de casamento! rsrs...
Sem falar na cagada que ele dá!!! Eu já levei uma pra nunca mais esquecer!O Pombo me escolheu!! Rsrsrs!!!
Cris Pépe.

 
At 7:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Para todos que fizeram os seus comentários:

"Os animais são bons amigos, não fazem perguntas e tampouco criticam." (George Eliot)

"O homem é o único animal que cora, ou melhor, que tem motivo para corar." (Mark Twain)

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)


o QUE É NOJENTO E FEDE COMO O LODO DA LAMA, SÃO AS VOSSAS ENTRANHAS E SUAS MENTES SEM ALMA E SEM CORAÇÃO!


:´(

 

Postar um comentário

<< Home