05 novembro, 2006

Mais uma Noite


Em plena sexta-feira resolvi ir a uma boatizinha no centro do Rio.
Observo moradores da baixada fluminense vendendo bebidas alcoólicas , vejo os seus filhos vendendo bala e os filhos dos “ricos” consumindo...Bebendo uma, duas, três doses , tratando sempre com indiferença o podre (literalmente) vendedor que só esta ali lutando pelo seu pão de cada dia.
Me deparo com uma dessas criança perguntando para mim o motivo pelo qual usa-se limão após beber a Tequila, achei melhor não explicar(ate por que não sei), em seguida perguntou o preço, e falou que se vendesse 20 balas conseguia comprar a Tequila.
Achei um absurdo o menino falar isso, mas depois entendi o seu motivo.Ele estava vendo o filho do Rico feliz, devido a Tequila e queria ficar também, já que não tem uma boa escola, um hospital decente,um lugar para lazer e etc.
Será que a alegria de podre é apenas beber?
Recordo-me que essa semana dois muleques entram o ônibus que eu estava,chegando cola, afirmo que senti medo.Mas em seguida vi uma criança de 15 , que era magrelo que parecia ter 10 anos, esse com certeza não se alimenta bem.Ele afirmou que não ia a escola.Vi em seus olhos a pureza querendo que eu ensina-se ele a ver a hora no relógio que havia acabado de comprar(tenho algumas duvidas disso)pagando R$8,00.
Feliz com um relógio!Você acha que é pouco ne?
Maldito capitalismo, que faz com que apenas os ricos consumam e fazem o sonho de muito serem o consumo por tais produtos.
Acho engraçado as novelas, que ate os pobres tem mais dinheiro do que eu.Consomem coisas que acho que eu jamais poderei consumir.Por isso que não vejo novela, pois elas mostrando uma realidade muito diferente da que vivemos.Essa semana mesmo eu estava pensando sobre o Cirque du Soleil, já reparou que todos os programas de televisão falaram deve?que mostraram os bastidores e tudo mais?Desculpa pelo que vou escrever ate porque eles tem talento.Mas o que modifica em nossas vida mostrar os bastidores desde cirquinho?Ate porque quando ta a entrada? Uns R$200,00 . Quem tem isso para dar num circo?
Tenho certeza que não é o povo que sofre, pega ônibus lotado, rala muito trabalhando, sustenta seus filhos e ainda paga impostos que servem para trazer o Cique du Solel em vez que trazer hospitais para cuida-los de doenças ou escolas para os informar.Não,não o povo não precisa disso, ele no fundo precisa é ficar vendo a diversão do filho do rico na porta das boates.Querendo(sonhando) em um dia poder entrar na boate também, vestindo a mesma roupa, e indo embora com o mesmo carro.Mas quando acorda ele vê que volta em um ônibus lotado, sendo tratado como um verdadeiro bicho.
Mas me explica uma coisa, porque existe tanto preconceito com esse povo, que rala muito.Esse povo só que ter o direito de ser feliz,só que a sociedade impõe a ele que ele só é feliz se tiver um tênis com varias molas e se for a uma “micareta”.Engraçado que a mesma sociedade tem medo de ser roubada....




Esse samba é pra gente da gente
Que vive a pegar no batente
Com sol ou com chuva ou doente
Sabe que tem que trabalhar
Esse povo merece uma medalha
Porque nunca foge da batalha
Essa gente da gente não dá falha
Porque não tem fã de canalha
Essa gente é na gente que crê
Negritude é lição de viver
Juventude drogada pra quê?
Ai meu Deus, o que posso fazer?
Essa gente já sofre demais
São tratados como animais
E só querem um pouquinho de paz

Liliane Mendes

4 Comments:

At 7:41 PM, Anonymous Anônimo said...

É foda msm, mas não fique bolada não, mais tarde a babilônia cai e ae não adianta chamar o pai.

 
At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said...

E acredito que o motivo do limão depois da tequila seja para amenizar o gosto forte do alcóol.

 
At 7:47 PM, Anonymous Anônimo said...

"A inteligência é o exercício da resistência no mundo onde a burrice impera, onde a burrice manda."
teu blog é show.
=)

 
At 8:57 PM, Blogger Liliane Mendes said...

Fico feliz por ter achado o blog show...mesmo sem saber quem é...
adorei oq ue escreveu...
liliane

 

Postar um comentário

<< Home